Óleo e gás
Serviços de óleo e gás
Reflexão sísmica 2D/3D

Reflexão sísmica 2D/3D
A aquisição da sísmica de reflexão consiste em gerar uma onda mecânica na superfície e registrar as variações da amplitude da frente de onda que retorna por reflexão do subsolo. Essas variações na amplitude das ondas são produzidas por alterações na impedância (velocidade x densidade) entre as diferentes camadas do subsolo. A onda mecânica pode ser gerada com perfuradores e/ou explosivos (fonte pontual) ou Vibroseis (fonte controlada). As variações de amplitude são capturadas por sensores chamados geofones (de acordo com perfis 2D ou malha 3D) e depois gravadas em um equipamento centralizado, chamado sismógrafo, ou em equipamento descentralizado. Nos casos 2D e 3D, a dimensão horizontal é o espaço e a dimensão vertical é o tempo, que é então convertido em profundidade, uma vez que as velocidades sísmicas da área são estimadas.
Aquisição e processamento microssímicos

Aquisição e processamento microssímicos
O monitoramento de eventos microssísmicos induzidos é fundamental para a avaliação de fraturas hidráulicas e sua otimização. Seu principal objetivo é caracterizar a estrutura das fraturas induzidas e a distribuição da condutividade dentro de uma formação. A atividade microssísmica é medida colocando geofones que permitem mapear a localização de qualquer pequeno evento sísmico associado à fratura induzida, informação a partir da qual a geometria aproximada da fratura é deduzida.
Processamento sísmico de reflexão 2D/3D

Processamento sísmico de reflexão 2D/3D
O processamento de dados consiste em transformar dados sísmicos em informações interpretáveis. O centro de processamento de Wellfield em Buenos Aires oferece processamento de dados com base no tempo (PSTM) e profundidade (PSDM) para pesquisas sísmicas terrestres e marinhas. A equipe profissional conta com experiência em toda a América do Sul.
Perfilagem de poço (Well logging)
Calibradores (Caliper) multibraços

Calibradores (Caliper) multibraços
Essa ferramenta é ideal para obter detalhes de alta resolução em condições de revestimento de poço em profundidade. Os multibraços permitem detectar pequenas anomalias, facilitando a localização de deformações, incrustações ou afinamento do metal do invólucro causado pela corrosão. A ferramenta conta com 20 a 80 “braços”, dependendo do diâmetro do poço.
CBL, VDL e CCL

CBL, VDL e CCL
Os serviços de Perfil de aderência do cimento (CBL), Perfil de densidade variável (VDL) e Colar da tubagem de revestimento (CCL) fornecem uma avaliação completa da parede e do revestimento do poço para reduzir a incerteza sobre a qualidade do isolamento hidráulico na zona de produção, possibilitando operações mais eficientes a um custo mínimo.
Densidade

Densidade
O registro de densidade in situ da parede do poço é realizado de forma contínua com uma sonda de densidade, que fornece dados para identificar extratos com baixa densidade e de alta densidade, relacionados, por exemplo, à presença de carvão e corpos de metais básicos, respectivamente.
Perfilagem de poço de alta pressão P e temperatura T

Perfilagem de poço de alta pressão P e temperatura T
Registro de pressão e temperatura em poços geotérmicos (com alta pressão e temperatura) com instrumentos de memória e cabo de aço muito resistente e com uma ferramenta de controle de pressão que pode ser muito perigosa.
Porosidade de nêutrons

Porosidade de nêutrons
Registro de porosidade baseado no efeito de frenagem e captura de nêutrons produzido pelo hidrogênio presente na formação. Esse registro permite obter a leitura correta da porosidade para formações específicas (calcário, arenito ou dolomito), assumindo que os poros sejam preenchidos com água e apresentados em unidades de porosidade (vol/vol or u.p.), dependendo do tipo de litologia. A medição é baseada na detecção de nêutrons térmicos (epitérmicos) e é estatística, portanto, sua precisão é maior para altas taxas de contagem, relacionadas à baixa porosidade.
Ponto Livre/ resgate de sonda

Ponto Livre/ resgate de sonda
O resgate de um tubo ou de uma corda flexível enfiada profundamente em um poço, mas livre para se mover, baseia-se em cortá-lo e localizar seu ponto livre de forma a eliminar o problema abaixo do corte.
Raios gama

Raios gama
O log de raios gama é usado para discriminar diferentes litologias através de sua radioatividade natural específica e para a exploração de urânio. Os incrementos na contagem de raios gama podem estar relacionados a alterações litológicas, e alterações e mineralizações radioativas.
Resistividade (16 / 64)

Resistividade (16 / 64)
A resistividade da formação é um registro de poço medido por uma configuração de eletrodo "normal": com dois eletrodos de corrente (A e B) e dois eletrodos de potencial (M e N). Um eletrodo de corrente (A) e um eletrodo potencial (M) ficam localizados na sonda. O segundo eletrodo de corrente (B) fica localizado na blindagem do cabo e o segundo eletrodo potencial (N) na superfície.
Serviços de Slickline

Serviços de Slickline
A Wellfield usa as unidades Slickline para serviços em poços em produção, como perfil de memória, determinação de profundidade de poço, calibração de diâmetros de poço, integridade de tubos, localização e/ou recuperação de acessórios de produção (válvulas de pé, BN, etc.), amostragem de fundo.
Sônico (FWS)

Sônico (FWS)
Para perfis sônicos ou de velocidade acústica, são utilizadas técnicas que usam transdutores acústicos para transmitir ondas de ultrassom através do fluido dos poços para a rocha circundante.
A aplicação do registro sônico permite determinar in situ as velocidades de compressão e cisalhamento, para calcular as propriedades mecânicas da rocha. Além disso, com esse registro, áreas fraturadas podem ser detectadas e a permeabilidade pode ser estimada.
Televiewer acústico de alta temperatura

Televiewer acústico de alta temperatura
Essa ferramenta é usada em poços geotérmicos de alta temperatura para investigar as características estruturais do subsolo com base em imagens das paredes dos poços.
Perfil sísmico vertical (VSP)

Perfil sísmico vertical (VSP)
Este registro sísmico de poço é realizado em correlação com dados sísmicos de superfície para obter imagens de alta resolução para apoiar a interpretação. As medições são obtidas colocando geofones ao longo de poços verticais e a fonte sísmica na superfície próxima. Além da correlação de poços e dados sísmicos, o VSP permite a conversão de dados sísmicos em dados de fase zero e discriminação da reflexão primária a partir de múltiplas reflexões.