Mineração
Serviços de mineração
Geofísica de superfície
Gravidade
Gravidade
O método geofísico da gravidade detecta as variações do campo de gravidade na superfície terrestre relacionadas à distribuição da densidade do subsolo. A partir desses resultados é possível localizar formações, reservatórios (liquido ou gases), embasamentos e outras estruturas com contraste de densidade.
Inversão/modelagem 3D (MT, IP, Mag, Grav)
Inversão/modelagem 3D (MT, IP, Mag, Grav)
Inversão 3D e Modelagem de Dados Magnetotelúricos (MT), Polarização Induzida (IP) e métodos potenciais (Gravidade - Magnetometria).
A Wellfield conta com importantes centros de processamento de dados em Santiago, Chile e Buenos Aires, Argentina, equipados com software específico licenciado legalmente e com 500 núcleos de processamento paralelo para lidar com grandes conjuntos de dados em pouco tempo.
Magnetometria
Magnetometria
A prospecção magnética investiga as variações do campo magnético da terra, registrando o valor magnético total e seu gradiente. As anomalias são causadas por variações nas propriedades físicas das rochas, como suscetibilidade magnética e/ou Magnetização Remanente.
Magnetotelúrico 2D e 3D (AMT/MT)
Magnetotelúrico 2D e 3D (AMT/MT)
Magnetotelúrico é uma técnica de geofísica passiva que permite mapear a distribuição da resistividade elétrica do subsolo, desde profundidade rasa a vários milhares de metros. É aplicado à investigação de crosta e manto da Terra, bem como a exploração de petróleo e gás, geotérmica, águas subterrâneas e mineração.
Este método registra os campos elétrico e magnético da Terra em estações localizadas na superfície do solo. A relação entre esses dois campos, no domínio da frequência, é denominada “tensor de impedância” e está diretamente relacionada à distribuição de resistividade elétrica abaixo do subsolo.
MASW/REMI
MASW/REMI
Tanto o MASW (Multichannel Acquisition Surface Waves) quanto o REMI (Refraction Microtremor Arrays) consistem na caracterização de ondas sísmicas de superfície e especificamente para Vs (velocidade de onda de cisalhamento).
O MASW usa uma fonte sísmica ativa e registra o sinal de altas frequências, enquanto o REMI usa fontes passivas e registra frequências médias-baixas. Juntos, eles permitem obter a dispersão da velocidade total em toda a faixa de frequências para obter Vs.
Monitoramento Ambiental utilizando ERT (Resistividade Elétrica e Umidade, subsolos naturais e intervencionados, Pilhas de Lixiviação)
Monitoramento Ambiental utilizando ERT (Resistividade Elétrica e Umidade, subsolos naturais e intervencionados, Pilhas de Lixiviação)
Monitoramento do teor de umidade do subsolo e suas variações de resistividade através de medições periódicas, utilizando a técnica de Tomografia Elétrica (ERT) O acompanhamento regular no tempo permite verificar o status de situações de risco conhecidas, além de detectar qualquer nova ameaça em potencial.
Polarização induzida (IP) - clássica e profunda (correção telúrica), VIP; 2D e 3D
Polarização induzida (IP) - clássica e profunda (correção telúrica), VIP; 2D e 3D
Os estudos de IP são usados para investigar a mineralização de interesse, especialmente o sulfeto disseminado, com base nas medidas de cargabilidade e resistividade. Além disso, permite estimar a permeabilidade em estudos de águas subterrâneas.
Eletromagnetismo no Domínio do Tempo (TDEM) e nano TDEM
Eletromagnetismo no Domínio do Tempo (TDEM) e nano TDEM
Os métodos eletromagnéticos no domínio do tempo (TDEM) é uma técnica de exploração geofísica para avaliar a resistividade elétrica do subsolo, especialmente para geologia estratificada. As medições de TDEM são amplamente aplicadas em hidrogeologia e especialmente na detecção de águas subterrâneas. Esta técnica usa um transmissor Tx e um receptor Rx conectado a loops condutores. O Tx é conectado ao loop externo e causa um pulso de corrente em frequência específica e por um intervalo de tempo determinado, induzindo um campo eletromagnético que se propaga através do subsolo estratificado. O Rx é conectado ao loop interno e é configurado para registrar o comportamento eletromagnético do subsolo quando o pulso atual no loop externo é desligado repentinamente. Esse comportamento fornece informações sobre a distribuição de resistividade elétrica do subsolo. Os loops também podem ser concêntricos e coincidentes.
As diferenças entre o TDEM normal e o nano TDEM são basicamente o tamanho do loop, a frequência atual e o tempo, resultando em diferentes profundidades de investigação (DOI): o TDEM apresenta DOI mais alto, mas menos resolução em profundidade rasa (a partir de 30 a 40 m de profundidade), enquanto o nano TDEM investiga um DOI menor, mas com resolução muito mais alta a partir de alguns metros de profundidade.
Geofísica de poço
Confirmação de estruturas
Confirmação de estruturas
Com registros de televiewers acústicos e ópticos a Wellfield Services oferece uma confirmação precisa da orientação dos poços com relação ao mapeamento geológico, identificando a estrutura no testemunho e comparando essas informações com os dados do televiewer, discriminando os tipos de falhas e as zonas de cisalhamento espalhadas ao longo da profundidade do poço.
Densidade
Densidade
O registro de densidade in situ da parede do poço é realizado de forma contínua com uma sonda de densidade, que fornece dados para identificar extratos com baixa densidade e de alta densidade, relacionados, por exemplo, à presença de carvão e corpos de metais básicos, respectivamente.
Diâmetro de poços (Caliper)
Diâmetro de poços (Caliper)
O perfil do calibrador mecânico representa o diâmetro médio do furo, detectado pela extensão dos braços da ferramenta acionados por mola.
As anomalias do compasso calibrador podem representar fraturas, planos de estratificação, cavidades de transmissão de fluidos e, geralmente, mostram a distância entre as fraturas que interceptam os poços.
Giroscópio Busca Norte
Giroscópio busca norte
Essa ferramenta registra a orientação do poço sem a necessidade de uma referência de azimute de superfície. Conhecendo a profundidade da ferramenta e os registros de azimute e inclinação, é possível determinar os desvios norte e leste do poço, bem como a altitude em relação ao seu colar de superfície.
A Wellfield Services realiza essas medições com estações únicas e métodos contínuos, aplicando em ambos os casos um plano de qualidade para garantir a precisão do registro.
Giroscópio mecânico
Giroscópio mecânico
Desde 1994, a Wellfield Services realiza registros da trajetória dos poços com o giroscópio mecânico. Essa técnica não é afetada pelos efeitos magnéticos e permite o registro de alta precisão do azimute e da inclinação nos poços.
Maxibor
Maxibor
O equipamento Maxibor permite medir a curvatura do poço. A maioria pode operar no modo de memória sem a necessidade de um sistema de aquisição e/ou guincho. Eles são bastante úteis para registros ascendentes assistidos por tubo, pois não precisam de um cabo e não são afetadas pela rotação das hastes de perfuração. Eles exigem o conhecimento do ângulo do azimute como referência inicial, que deve ser medida por outro método.
Perfilagem de poço ascendente
Perfilagem de poço ascendente
A remoção química de incrustações é o método mais econômico e amplamente utilizado para limpeza de poços, especialmente onde há difícil acesso às incrustações ou um local onde os métodos convencionais de limpeza mecânica não são totalmente eficazes. A seleção de ferramentas e técnicas depende dos componentes das incrustações e das características do poço, podendo optar por uma ferramenta de lavagem fixa, um jato rotativo ou um jato acionado por turbina, além de ferramentas sônicas.
Polarização induzida (IP) - clássica e profunda (correção telúrica), VIP; 2D e 3D
Polarização induzida (IP) - clássica e profunda (correção telúrica), VIP; 2D e 3D
Os estudos de IP são usados para investigar a mineralização de interesse, especialmente o sulfeto disseminado, com base nas medidas de cargabilidade e resistividade. Além disso, permite estimar a permeabilidade em estudos de águas subterrâneas.
Porosidade de nêutrons
Porosidade de nêutrons
Registro de porosidade baseado no efeito de frenagem e captura de nêutrons produzido pelo hidrogênio presente na formação. Esse registro permite obter a leitura correta da porosidade para formações específicas (calcário, arenito ou dolomito), assumindo que os poros sejam preenchidos com água e apresentados em unidades de porosidade (vol/vol or u.p.), dependendo do tipo de litologia. A medição é baseada na detecção de nêutrons térmicos (epitérmicos) e é estatística, portanto, sua precisão é maior para altas taxas de contagem, relacionadas à baixa porosidade.
Raios gama
Raios gama
O log de raios gama é usado para discriminar diferentes litologias através de sua radioatividade natural específica e para a exploração de urânio. Os incrementos na contagem de raios gama podem estar relacionados a alterações litológicas, e alterações e mineralizações radioativas.
Susceptibilidade Magnética
Susceptibilidade Magnética
As medidas de suscetibilidade magnética (MS) fornecem uma avaliação rápida do teor de minerais magnéticos das rochas. Esta informação é usada para interpretações de alterações geológicas e hidrotérmicas, bem como para avaliar depósitos com minerais altamente magnéticos, como de minerais de ferro.
Televiewer acústico de alta resolução
Televiewer acústico de alta resolução
A Wellfield Services introduziu a técnica de Borehole Televiewer no Chile em 1996, desenvolvendo uma vasta experiência em sua aplicação.
A televisão acústica de alta resolução é utilizada para obter imagens da parede interna do poço que permitem investigar a estrutura do subsolo. Possui um transdutor que opera em alta frequência no modo de eco de pulso. Os recursos estruturais são determinados pelo reconhecimento, assistido por software, das imagens adquiridas. A grande variedade de dados obtidos por essa técnica de imagem, combinada com os esquemas de classificação de traços representativos de estruturas e com as informações de blocos litológicos e geológicos de diferentes idades e história tectônica, é ideal para análise estatística estrutural. O método é aplicável a grandes estruturas, pois permite reconhecer facilmente áreas da ordem de vários metros, bem como estruturas menores.
Televiewer óptico de alta resolução
Televiewer óptico de alta resolução
Se o poço estiver seco ou cheio de fluido transparente limpo, é possível obter uma imagem óptica de cores reais de alta resolução na parede do poço. Isso também fornece informações sobre o material de preenchimento de fraturas, além de todas as outras informações.
O melhor desempenho das imagens ocorre para paredes lisas e perfuradas com sondagem diamantada, interceptando rochas coloridas.