Geofísica de poço
Serviços de geofísica de poços
Qualidade da água: pH, temperatura, condutividade, Redox
Qualidade da água: pH, temperatura, condutividade, Redox
A Wellfield Services oferece registros confiáveis de temperatura, salinidade, pH, Eh e pressão em poços de água, usando sensores que são calibrados periodicamente usando soluções padrões, verificadas por medições dos laboratórios dos USA.
Calibradores (Caliper) multibraços
Calibradores (Caliper) multibraços
Essa ferramenta é ideal para obter detalhes de alta resolução em condições de revestimento de poço em profundidade. Os multibraços permitem detectar pequenas anomalias, facilitando a localização de deformações, incrustações ou afinamento do metal do invólucro causado pela corrosão. A ferramenta conta com 20 a 80 “braços”, dependendo do diâmetro do poço.
CBL, VDL e CCL
CBL, VDL e CCL
Os serviços de Perfil de aderência do cimento (CBL), Perfil de densidade variável (VDL) e Colar da tubagem de revestimento (CCL) fornecem uma avaliação completa da parede e do revestimento do poço para reduzir a incerteza sobre a qualidade do isolamento hidráulico na zona de produção, possibilitando operações mais eficientes a um custo mínimo.
Confirmação de estruturas
Confirmação de estruturas
Com registros de televiewers acústicos e ópticos a Wellfield Services oferece uma confirmação precisa da orientação dos poços com relação ao mapeamento geológico, identificando a estrutura no testemunho e comparando essas informações com os dados do televiewer, discriminando os tipos de falhas e as zonas de cisalhamento espalhadas ao longo da profundidade do poço.
Densidade
Densidade
O registro de densidade in situ da parede do poço é realizado de forma contínua com uma sonda de densidade, que fornece dados para identificar extratos com baixa densidade e de alta densidade, relacionados, por exemplo, à presença de carvão e corpos de metais básicos, respectivamente.
Desvio/Trajetória de poços
Desvio/Trajetória de poços
A trajetória ou desvio de um poço é medido usando ferramentas direcionais que registram a posição de cada uma de suas seções em relação à boca do poço. Os instrumentos utilizados consistem em dispositivos de sonda com sensores eletrônicos que são descidos da superfície para o fundo do poço, pendurados em um "guincho".
A Wellfield Services aplica um plano de garantia de qualidade em suas medições, com controles de calibração, medições de trajetória para baixo e para cima, verificações pré e pós-poço e controle exaustivo da qualidade no centro de processo.
Diâmetro de poços (Caliper)
Diâmetro de poços (Caliper)
O perfil do calibrador mecânico representa o diâmetro médio do furo, detectado pela extensão dos braços da ferramenta acionados por mola.
As anomalias do compasso calibrador podem representar fraturas, planos de estratificação, cavidades de transmissão de fluidos e, geralmente, mostram a distância entre as fraturas que interceptam os poços.
Downhole/Crosshole
Downhole/Crosshole
Downhole e Crosshole são técnicas sísmicas para medir a velocidade de propagação das ondas nos poços, com maior precisão e resolução em comparação com os registros de superfície.
O registro de fundo de poço consiste em um geofone triaxial descendente em um poço enquanto ondas sísmicas são geradas na superfície. Em profundidades específicas, o geofone registra diretamente os tempos de transmissão das ondas.
O Crosshole utiliza dois poços, um para gerar as ondas sísmicas e o outro para registrar os tempos de transmissão da onda de um poço para o outro.
Ensaio de Lefranc
Ensaio de Lefranc
Teste para medir a permeabilidade em solos permeáveis ou semipermeáveis. O teste mede o fluxo necessário para manter um nível constante de água em um poço (carga estática) ou, alternativamente, a velocidade de deterioração do nível de água (carga variável).
Ensaio Lugeon
Ensaio Lugeon
Teste para estimar a permeabilidade em solos rochosos, medindo o fluxo de água que pode ser injetado a pressão constante em diferentes seções do poço.
Medidor de vazão, girador
Medidor de vazão, girador
Um instrumento rotativo é utilizado para medir o fluxo de fluido dentro de um poço. Um rotor em forma de helicoidal (lâmina) ganha uma certa velocidade de rotação que está relacionada à velocidade efetiva do fluxo.
Giroscópio Busca Norte
Giroscópio busca norte
Essa ferramenta registra a orientação do poço sem a necessidade de uma referência de azimute de superfície. Conhecendo a profundidade da ferramenta e os registros de azimute e inclinação, é possível determinar os desvios norte e leste do poço, bem como a altitude em relação ao seu colar de superfície.
A Wellfield Services realiza essas medições com estações únicas e métodos contínuos, aplicando em ambos os casos um plano de qualidade para garantir a precisão do registro.
Giroscópio mecânico
Giroscópio mecânico
Desde 1994, a Wellfield Services realiza registros da trajetória dos poços com o giroscópio mecânico. Essa técnica não é afetada pelos efeitos magnéticos e permite o registro de alta precisão do azimute e da inclinação nos poços.
Maxibor
Maxibor
O equipamento Maxibor permite medir a curvatura do poço. A maioria pode operar no modo de memória sem a necessidade de um sistema de aquisição e/ou guincho. Eles são bastante úteis para registros ascendentes assistidos por tubo, pois não precisam de um cabo e não são afetadas pela rotação das hastes de perfuração. Eles exigem o conhecimento do ângulo do azimute como referência inicial, que deve ser medida por outro método.
Orientação de estruturas
Orientação de estruturas
Usando os registros de televiewers acústicos e ópticos de alta resolução (equivalentes e complementares), a Wellfield Services analisa descontinuidades e estruturas e avalia o índice de fratura.
Perfilagem de poço ascendente
Perfilagem de poço ascendente
A remoção química de incrustações é o método mais econômico e amplamente utilizado para limpeza de poços, especialmente onde há difícil acesso às incrustações ou um local onde os métodos convencionais de limpeza mecânica não são totalmente eficazes. A seleção de ferramentas e técnicas depende dos componentes das incrustações e das características do poço, podendo optar por uma ferramenta de lavagem fixa, um jato rotativo ou um jato acionado por turbina, além de ferramentas sônicas.
Logs de polarização induzida IP
Logs de polarização induzida IP
O perfil de polarização induzida (IP) é útil para investigar a mineralização, particularmente de sulfetos disseminados.
Perfilagem de poço de alta pressão P e temperatura T
Perfilagem de poço de alta pressão P e temperatura T
Registro de pressão e temperatura em poços geotérmicos (com alta pressão e temperatura) com instrumentos de memória e cabo de aço muito resistente e com uma ferramenta de controle de pressão que pode ser muito perigosa.
Porosidade de nêutrons
Porosidade de nêutrons
Registro de porosidade baseado no efeito de frenagem e captura de nêutrons produzido pelo hidrogênio presente na formação. Esse registro permite obter a leitura correta da porosidade para formações específicas (calcário, arenito ou dolomito), assumindo que os poros sejam preenchidos com água e apresentados em unidades de porosidade (vol/vol or u.p.), dependendo do tipo de litologia. A medição é baseada na detecção de nêutrons térmicos (epitérmicos) e é estatística, portanto, sua precisão é maior para altas taxas de contagem, relacionadas à baixa porosidade.
Teste hidráulico
Teste hidráulico
O ensaio hidráulico consiste em injetar água sob pressão em uma porção isolada da sonda, fechada em um ou dois lados por um ou dois packers, para medir a quantidade de água que pode ser absorvida pelo solo. É aplicado em rocha ou solo consolidado com permeabilidade média a baixa.
Ponto Livre/ resgate de sonda
Ponto Livre/ resgate de sonda
O resgate de um tubo ou de uma corda flexível enfiada profundamente em um poço, mas livre para se mover, baseia-se em cortá-lo e localizar seu ponto livre de forma a eliminar o problema abaixo do corte.
Raios gama
Raios gama
O log de raios gama é usado para discriminar diferentes litologias através de sua radioatividade natural específica e para a exploração de urânio. Os incrementos na contagem de raios gama podem estar relacionados a alterações litológicas, e alterações e mineralizações radioativas.
Resistividade (16 / 64)
Resistividade (16 / 64)
A resistividade da formação é um registro de poço medido por uma configuração de eletrodo "normal": com dois eletrodos de corrente (A e B) e dois eletrodos de potencial (M e N). Um eletrodo de corrente (A) e um eletrodo potencial (M) ficam localizados na sonda. O segundo eletrodo de corrente (B) fica localizado na blindagem do cabo e o segundo eletrodo potencial (N) na superfície.
Serviços de Slickline
Serviços de Slickline
A Wellfield usa as unidades Slickline para serviços em poços em produção, como perfil de memória, determinação de profundidade de poço, calibração de diâmetros de poço, integridade de tubos, localização e/ou recuperação de acessórios de produção (válvulas de pé, BN, etc.), amostragem de fundo.
Sônico (FWS)
Sônico (FWS)
Para perfis sônicos ou de velocidade acústica, são utilizadas técnicas que usam transdutores acústicos para transmitir ondas de ultrassom através do fluido dos poços para a rocha circundante.
A aplicação do registro sônico permite determinar in situ as velocidades de compressão e cisalhamento, para calcular as propriedades mecânicas da rocha. Além disso, com esse registro, áreas fraturadas podem ser detectadas e a permeabilidade pode ser estimada.
Susceptibilidade Magnética
Susceptibilidade Magnética
As medidas de suscetibilidade magnética (MS) fornecem uma avaliação rápida do teor de minerais magnéticos das rochas. Esta informação é usada para interpretações de alterações geológicas e hidrotérmicas, bem como para avaliar depósitos com minerais altamente magnéticos, como de minerais de ferro.
Televiewer acústico de alta resolução
Televiewer acústico de alta resolução
A Wellfield Services introduziu a técnica de Borehole Televiewer no Chile em 1996, desenvolvendo uma vasta experiência em sua aplicação.
A televisão acústica de alta resolução é utilizada para obter imagens da parede interna do poço que permitem investigar a estrutura do subsolo. Possui um transdutor que opera em alta frequência no modo de eco de pulso. Os recursos estruturais são determinados pelo reconhecimento, assistido por software, das imagens adquiridas. A grande variedade de dados obtidos por essa técnica de imagem, combinada com os esquemas de classificação de traços representativos de estruturas e com as informações de blocos litológicos e geológicos de diferentes idades e história tectônica, é ideal para análise estatística estrutural. O método é aplicável a grandes estruturas, pois permite reconhecer facilmente áreas da ordem de vários metros, bem como estruturas menores.
Televiewer acústico de alta temperatura
Televiewer acústico de alta temperatura
Essa ferramenta é usada em poços geotérmicos de alta temperatura para investigar as características estruturais do subsolo com base em imagens das paredes dos poços.
Televiewer óptico de alta resolução
Televiewer óptico de alta resolução
Se o poço estiver seco ou cheio de fluido transparente limpo, é possível obter uma imagem óptica de cores reais de alta resolução na parede do poço. Isso também fornece informações sobre o material de preenchimento de fraturas, além de todas as outras informações.
O melhor desempenho das imagens ocorre para paredes lisas e perfuradas com sondagem diamantada, interceptando rochas coloridas.
Perfil sísmico vertical (VSP)
Susceptibilidade Magnética
As medidas de suscetibilidade magnética (MS) fornecem uma avaliação rápida do teor de minerais magnéticos das rochas. Esta informação é usada para interpretações de alterações geológicas e hidrotérmicas, bem como para avaliar depósitos com minerais altamente magnéticos, como de minerais de ferro.